JOÃO, O BATISTA – V
P – O sistema de perguntas e
respostas torna muito mais suaves as explicações do Espírito da Verdade. Quais
o sentido e o alcance das palavras “é avisado o homem que se põe em
guarda contra o desconhecido”?
R – É de bom aviso não
abraçar cegamente qualquer idéia nova, não acolher como boas todas as máximas
pregadas, com mais ou menos eloqüência. Deveis sondar, sempre, cada fato, cada
idéia; procurar ver tudo, não com os olhos do corpo, mas com os olhos da alma,
da inteligência; escutar, não com os ouvidos materiais, mas com os ouvidos
espirituais. O homem deve raciocinar, estudar, apreender bem todas as coisas.
Por isso vos dissemos que não foi por haver duvidado que Zacarias ficou mudo.
Que pedia ele? Uma prova de que a aparição do Anjo não era um erro, uma
alucinação do seu Espírito. Recebeu, pois, uma prova, não um castigo. Poderia
Deus considerar crime a ignorância do homem?
P – Tendo em vista as palavras de Zacarias
(v. 18): “De que modo me certificarei disso, sendo eu já velho e estando
minha mulher em idade avançada?”, como deve ser entendida a fala do
Anjo (vs. 19-20): “por não teres acreditado nas minhas palavras, que a seu
tempo se cumprirão”?
R – Zacarias pediu, já o dissemos,
simplesmente uma prova, sem prevenções de dúvida ou de negação. Pedir uma prova
era não querer acreditar, unicamente pelas palavras ouvidas, que o fato
ocorresse como lhe fora dito.
P – Sobre a afirmativa “Elias
seria João, João fora Elias”, que devemos entender por isto: “palavras
repetidas e confirmadas mais tarde pela opinião e pela voz públicas”?
R – João era considerado geralmente, pelos
Hebreus, como sendo o profeta Elias que voltara. Precisamente porque a opinião
geral via em João o reaparecimento de Elias, é que tantas perguntas lhes foram
dirigidas sobre esse ponto, no curso da sua missão, repetindo mais tarde os
discípulos a Jesus o que, a tal respeito, diziam os fariseus.
P – Diante das palavras “Elias
seria João, João fora Elias”, será lícito dizer que as do versículo 17:
“Ele irá à sua frente com o Espírito e a virtude de Elias” são a
prova da reencarnação?
R – Sim, as palavras do
Espírito, ou Anjo, tinham por sentido oculto, e único e verdadeiro, indicar que
o Espírito do profeta Elias viria reencarnar no corpo daquele menino que ia
nascer de Isabel e de Zacarias.
P – Esse sentido oculto só
mais tarde seria explicado pela Terceira Revelação, destinada em explicar em
Espírito e Verdade a Lei Natural da Reencarnação, em seu princípio e suas
conseqüências?
R – Certamente, mas esse
sentido oculto fora entrevisto desde a origem.
P – Na frase “Os
Espíritos do Senhor vestem, muitas vezes – para reerguer a Humanidade – uma
libré que aos olhos dos homens é tida por ínfima de acordo com seus
preconceitos no tocante às condições sociais. É que o devotamento desses
espíritos sabe ser eficaz sob todas as formas”, que sentido se deve
atribuir a estas palavras: “Uma libré, que aos olhos dos homens, é tida
por ínfima, de acordo com seus preconceitos no tocante às condições sociais”?
R – Falávamos de João. Pensai na condição
humílima de Jesus, do ponto de vista do vosso mundo. Que categoria social
ocupava ele? Qual a que ocupavam os Apóstolos, os zelosos e fiéis discípulos do
Mestre? Homens, não observais ainda hoje, nas classes mais abjetas, segundo o
vosso ponto de vista, exemplos de abnegação, de nobreza dalma que o vosso
orgulho desejaria ver somente nas classes elevadas da sociedade? No seio delas,
entretanto, é que geralmente, para sua vergonha, menos se produzem esses
exemplos.
P – Qual o sentido destas
palavras (v. 15): “Ele não beberá vinho, nem bebida alguma espirituosa”?
R – Os homens consagrados ao serviço de Deus
se obrigavam a uma existência especial. Entre os compromissos que assumiam,
estava o da abstenção das bebidas espirituosas ou fermentadas. Os Hebreus
ofereciam, muitas vezes, um filho ao Senhor, sobretudo se o tinham desejado
durante muito tempo e quando se tratava do primogênito, exatamente como, entre
vós, muitas mães oferecem seus filhos à Virgem Maria.
JOÃO, O BATISTA
– VI
P – Foi providencial a
criação do Centro Espiritual Universalista. Julgamos acertada a afirmativa de
que, no CEU da LBV, só se aceitam os ensinos de Jesus através do Espírito da
Verdade. Estamos desiludidos de “mestres” e instrutores que só querem projeção,
dinheiro e cartaz literário. Como explica o Espírito da Verdade estas palavras
sobre João (v. 15): “Será cheio do Espírito Santo desde o seio materno”?
R – A sentença é do único
Mestre do vosso planeta: “Quem não é por mim é contra mim. Quem comigo não
junta, espalha”. O divisionismo é a grande chaga aberta pelos egoístas,
infiltrados em todas as boas causas. Só o Novo Mandamento poderá unir os que
realmente colocam o Cristo acima de seus melindres e vaidades pessoais. Todos
terão de dar o testemunho do Batista: “Importa que eu desapareça, para que
Ele apareça”. Por isso estava, antes de renascer, cheio do Espírito Santo.
As vozes de além-túmulo já vos revelaram as angústias por que passa o Espírito
que vai encarnar de novo, para suportar as provações que lhe são necessárias;
quais as suas inquietações, quanto ao resultado dessas novas provas; qual a
perturbação que isso lhe cause, perturbação que aumenta continuamente até ao
instante do nascimento, e que vai mais longe, ainda que enfraquecendo durante o
primeiro período da infância material. Já o sabeis: o Espírito, depois de haver
expiado, na erraticidade, as faltas ou crimes cometidos, experimentando sofrimentos
ou torturas morais adequados e proporcionais a esses crimes ou faltas, entra na
fase da reparação. Escolhe, então, as provações que julga mais apropriadas ao
seu adiantamento. Depois, entretanto, essas provações se lhe afiguram sempre
terríveis. Tão fraco se sente, examinando o passado, que duvida de suas forças
no futuro. Aí começa a perturbação, o estado da ansiedade, a princípio bem
nítido, mas que perde em nitidez o que ganha em intensidade, à medo da que no
seio materno se forma o invólucro que lhe cumpre revestir e ao qual ele se acha
ligado, desde o princípio da concepção, por um laço fluídico, uma espécie de
cordão, que gradualmente se encurta, aproximando-o cada vez mais do seu
cárcere. Consumado o nascimento, completa é a ligação entre o Espírito e o
corpo, do qual aquele não pode mais separar-se. Principiam suas provações.
Sofre logo o efeito da perturbação, que, entretanto, muda de caráter: já não é
a angústia dos primeiros momentos, é o torpor produzido pela matéria, até que,
desenvolvendo-se esta, lhe seja possível adquirir, pouco a pouco, relativa
liberdade. Não suponhais, porém, que o mesmo aconteça com um Espírito elevado,
que toma a veste carnal como se vestisse um uniforme, dentro do qual se achasse
bem aparelhado, para prestar bons serviços à Pátria. É com alegria que esse
recebe o amplexo da carne. E, mesmo no seio materno, enquanto não se apertaram
inteiramente os laços que o prendem ao corpo, ele – sempre livre – apreciava a
importância da obra que lhe foi confiada a extensão da confiança de que o
Senhor, por essa forma, lhe dá prova, e daí tira motivo de grande júbilo. Não
lhe sucede, desde a concepção, ficar subjugado pela carne: conserva, desde
logo, certa independência. Sem sofrer as angústias que precedem a encarnação,
sente apenas o entorpecimento que a matéria causa por ocasião do nascer, quando
o corpo constringe completamente o Espírito, e que se prolonga até que com o
desenvolvimento gradual da matéria aquele readquire sua liberdade. João era
cheio do Espírito Santo desde o ceio materno porque, sendo o se Espírito
elevadíssimo, atraia a si os que lhe eram iguais ou superiores, de mundos
maiores, para assisti-lo na sua missão de Precursor do Cristo de Deus.
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